Uma das primeiras dicas para quem procura um curso de pós-graduação, é verificar se ele tem o reconhecimento (certificação) do MEC (Ministério da Educação). Mas você sabe exatamente o que é isso?
Muito se fala sobre a certificação, porém, nem todo mundo entende as razões pelas quais ela é tão importante. Pensando nisso, resolvemos explicar sobre o reconhecimento dos cursos de pós-graduação lato sensu. Aqui, você fica por dentro do assunto e descobre o que acontece caso faça uma pós-graduação sem reconhecimento do órgão. Continue a leitura e confira!
Qual a importância da certificação do MEC na especialização?
O MEC é um órgão do governo federal responsável pela educação no país. Dessa maneira, entre as suas atribuições também está a fiscalização e o controle da qualidade do ensino superior brasileiro. A certificação nada mais é do que o resultado dessa atividade.
Podemos dizer que o reconhecimento dos cursos e instituições de ensino superior (IES) tanto públicas, quanto privadas é como um selo de qualidade do MEC. Para que uma pós-graduação receba essa certificação, precisa se enquadrar nas exigências e normas que o MEC considera importantes para prestar um bom serviço de educação.
No caso da especialização, o MEC publicou uma resolução própria, RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 , em que no Art. 2º define que toda IES que atuam no ensino superior, e que tenham cursos de graduação reconhecidos, podem atuar na oferta dos cursos de pós-graduação.
Por essa razão é imprescindível que, antes de ingressar em uma especialização, o indivíduo busque por uma IES que seja autorizada pelo MEC para a modalidade ofertada. Vale lembrar que todos os cursos do Instituto Dimensão são realizados em parcerias com IES devidamente autorizadas pelo MEC e consequentemente com diplomas reconhecidos pelo MEC e pelo mercado.
Quais são os pontos avaliados pelo MEC?
Ser reconhecido pelo MEC não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, o órgão preza pela educação brasileira e tem exigências para que o ensino superior seja de qualidade.
No caso da pós-graduação a IES deve seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas pelo MEC através da Resolução Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018. Os cursos estão sujeitos à supervisão dos órgãos competentes, a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição, quando é analisada a atuação da instituição na pós-graduação.
As instituições que oferecem cursos de especialização devem fornecer todas as informações referentes a esses cursos, sempre que solicitadas pelo órgão coordenador do Censo do Ensino Superior, nos prazos e condições estabelecidas pelo órgão.
A seguir, veja alguns requisitos para cursos de pós-graduação:
- ser oferecido por uma instituição de ensino superior autorizada pelo MEC;
- ter carga horária mínima de 360 horas/aula;
- ter o corpo docente composto por, pelo menos, 30% de mestres ou doutores e o restante especialistas formados em cursos reconhecidos pelo MEC.
Como dissemos, para um curso ser reconhecido, ele deve ser oferecido por uma IES autorizada pelo MEC na modalidade que está ofertando. Já na pós-graduação a distância, o curso só pode ser ofertado por IES que tem autorização para oferta do ensino a distância.
Quais são as vantagens da autorização do MEC?
A autorização do MEC é a sua garantia de ter um ensino de qualidade. Isso porque a IES passou por uma avaliação rigorosa de suas instalações, grade curricular, corpo docente e todas as exigências que falamos.
Logo, os empregadores também buscam por especialistas formados em cursos IES autorizados pelo MEC. Com certeza, isso é um diferencial em uma disputa por uma vaga de emprego. Como a certificação é válida em todo território nacional, é muito mais fácil que você consiga trabalho em qualquer lugar do país.
A empresa contratante pode não conhecer a IES do seu curso, mas ao saber que é reconhecida e o diploma é válido, compreende que você teve uma educação de qualidade. Dessa maneira, a especialização amplia o seu leque de oportunidades em outros estados.
Além do mais, a pós-graduação conta pontos em muitos concursos públicos, mas só é válida com diplomas ofertados por IES autorizadas pelo MEC, cujo diploma é automaticamente reconhecido e tem validade nacional. Nesse caso, se houver algum empate entre você e outro candidato, a sua especialização pode fazer a diferença na conquista da vaga.
O que acontece se fizer uma especialização sem autorização do MEC?
Se a IES não é credenciada, já podemos desconfiar que não oferece o mínimo de qualidade de ensino, não é mesmo? Afinal, se oferecesse as condições ideais para uma boa educação, teria o autorização do MEC.
Dessa forma, a sua formação é prejudicada, pois não obterá os conhecimentos necessários de uma boa especialização. Outro ponto importantíssimo é a validade do diploma. Em um curso não reconhecido pelo MEC, o diploma não tem valor legal.
Isso significa que não poderá ser usado para concursos públicos ou, até mesmo, para conquistar uma boa vaga de emprego. Isso porque as empresas têm formas de pesquisar se seu diploma é ofertado por uma IES autorizada e se consequentemente seu diploma é válido.
Imagine estudar, se esforçar, investir tempo e dinheiro para, no final das contas, tudo isso não ter valido a pena, já que o ensino é comprometido e o diploma não poderá ser usado. É uma situação bem chata. Por isso, não deixe de conferir o reconhecimento do MEC na especialização que você pretende fazer.
Como saber se a IES que está ofertando o curso tem o credenciamento no MEC?
Bom, por conta de todos os benefícios do reconhecimento, é muito comum que a própria IES divulgue que os seus cursos são certificados pelo MEC. Geralmente, no próprio site da instituição há essa informação, como na página do Instituto Dimensão onde você encontra as portarias das IES parceiras para a oferta dos cursos.
No entanto, se você quer ter certeza, basta entrar no site do MEC e clicar em “consulta avançada” para buscar a IES ou o curso. Então, você encontrará todos os dados, incluindo as avaliações feitas pelo MEC e a nota dos alunos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Como dissemos, a autorização e credenciamento de uma IES pelo MEC é um tipo de selo de qualidade que permite o aluno ter certeza que terá uma boa formação. Sem isso, o ensino pode ser duvidoso e o diploma não é válido, trazendo prejuízos ao estudante. Portanto, não deixe de conferir no site do MEC se a IES onde você pretende fazer sua pós-graduação está credenciada para a oferta da mesma. que pretende estudar.