Você sabia que a pós-graduação para cargo público traz muitos benefícios? Pois é isso mesmo! É comum a ideia de que o concursado não precisa mais continuar a sua educação e se especializar. Entretanto, isso é totalmente equivocado.
Independentemente se você já conquistou a sua vaga no concurso ou se ainda é concurseiro, a especialização é fundamental para a sua carreira. Neste post, explicamos 6 razões pelas quais fazer uma pós-graduação vale a pena e como ela pode ajudar você a crescer e conquistar cada vez mais em seu cargo público. Continue a leitura e confira!
1. Obter melhor pontuação na Prova de Títulos
A Constituição Federal estabelece que para alguém ocupar um cargo ou emprego público deve ser aprovado no concurso público por meio de provas, que podem ser objetivas, práticas, discursivas ou de títulos.
Entretanto, a prova de títulos não é como as outras e pode variar conforme o concurso. Por essa razão, as suas normas são expressas no edital de abertura e/ou no edital complementar, que também contêm informações sobre o cronograma para a entrega dos documentos.
A prova de títulos é um acréscimo no final da nota do candidato e serve como um tipo de triagem para que o concurso selecione os profissionais mais qualificados. Elas se referem às pós-graduações, mestrados, doutorados, produções de artigos científicos e outras atividades, dependendo do concurso.
Em um caso de empate de candidatos nas outras provas, a de títulos pode ser decisiva. Ou seja, se duas pessoas obtiverem a mesma nota, mas apenas uma tem especialização, por exemplo, essa será a que ocupará a vaga.
Portanto, fazer uma pós-graduação é uma grande vantagem para os concurseiros, pois aumenta as chances de garantir uma aprovação em um concurso público.
2. Aumentar o salário
Engana-se quem pensa que não há como aumentar o salário sendo um concursado. O Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação são incentivos que os servidores públicos têm para se capacitarem, sendo melhor remunerados.
São acréscimos aos valores da remuneração mensal. Essa porcentagem varia de acordo com a instituição, mas de qualquer forma vale muito a pena, principalmente porque em pouco tempo você consegue fazer uma especialização para conseguir essa bonificação.
No Dimensão, por exemplo, é possível fazer uma pós em gestão e educação em até 4 meses e de forma online. Assim, dá para garantir um incremento no salário em apenas alguns meses.
3. Ocupar cargos de gestão
Mesmo ocupando um cargo público é possível ascender profissionalmente, tendo promoções e progressões profissionais. Para isso, é preciso se mostrar alguém capacitado e que busca se manter atualizado.
Por outro lado, na hora de escolher alguém para uma vaga de liderança ou gestão, a tendência é que os gestores optem por quem tem um currículo profissional mais completo.
Afinal de contas, quanto mais especializado, mais apto a ocupar cargos maiores.
Além disso, vários planos de carreira preveem promoções com a especialização do servidor público. Portanto, fazer uma pós-graduação, mesmo sendo concursado, é uma maneira de alcançar posições melhores no trabalho e, de quebra, você obtém o título de especialista.
4. Desenvolvimento profissional
A principal razão pela qual o profissional deve escolher fazer uma especialização é o conhecimento e a capacitação. Quanto maior o nível de ensino, mais ferramentas a pessoa tem para executar as suas funções, tornando as tarefas mais simples e obtendo melhores resultados.
O mundo é muito dinâmico, e a técnica mais moderna hoje, pode não ser amanhã. Por isso, se manter atualizado é primordial para acompanhar toda essa evolução. E como conseguir isso? Por meio da educação continuada, como os cursos de pós-graduação.
Além de toda a bagagem adquirida em uma especialização, você consegue fazer network e abrir portas para novas oportunidades na carreira. Essa vivência é importante para qualquer profissional, inclusive os concursados. Por maior que seja a estabilidade de um concurso público, é fundamental se manter competitivo no mercado.
6. Conquistar outras oportunidades
Passar em um concurso público é um desejo de muitas pessoas. A estabilidade e os bons salários são chamativos para qualquer profissional. Entretanto, nem sempre o cargo é aquilo que se espera.
Nós mudamos com o tempo, e o que é satisfatório no momento, pode virar um fardo no futuro. Por essa razão é sempre bom buscar maneiras de ter um plano B. Tendo uma especialização, você se torna um profissional mais completo e com maiores oportunidades no mercado de trabalho.
Além disso, você pode descobrir que existem maneiras de levar uma segunda carreira paralelamente ao cargo público, se assim for permitido, e a especialização pode ajudar nisso.
Se você não se sente bem onde está hoje e deseja mudar de carreira, o primeiro passo é buscar uma pós-graduação. A disputa no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada, e quem continua seus estudos sai à frente dos concorrentes e conquista melhores oportunidades.
Como você conferiu ao longo deste post, fazer uma pós-graduação para cargo público traz muitas vantagens, tanto para quem ainda está na disputa quanto para quem já conquistou a vaga.
No Dimensão, você faz a sua pós-graduação de forma online, sem TCC e em pouco tempo — de 4 a 6 meses. Além disso, todos os cursos são reconhecidos pelo MEC, o que significa que o diploma é válido tanto para a obtenção de pontos na prova de título quanto para o adicional do salário.
Que tal saber mais sobre essa oportunidade? Aproveite que está por aqui, acesse o site e conheça os cursos disponíveis!